31.out.2017
Halloween – Gostosuras ou Travessuras?

Olá, meninas!? Tudo bem?!
Não sei se todas sabem, mas sou professora de Inglês… e como uma boa teacher… hoje vou falar sobre o Halloween!

O Halloween, hoje em dia é celebrado em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços “assustadores” e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.

Mas vocês sabem como ele surgiu?

O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, como a maioria pensa, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de “All Hallows’ Eve”, no qual “Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

Mas uma coisa é o significado de seu nome, outra completamente diferente é a origem do Halloween moderno.

Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa “fim do verão”).
O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao “Rei dos Mortos”. Estudos recentes destacam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas as fogueiras e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.
O problema com esta teoria é que ela se baseia em poucas evidências além da época do ano em que os festivais eram realizados.

Em meados do século 8, o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio – a data do festival romano dos mortos – para 1º de novembro, a data do Samhain.
Não se tem certeza se Gregório 3º ou seu sucessor, Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de “cristianizar” o Samhain.
Mas, quaisquer que fossem seus motivos, a nova data para este dia fez com que a celebração cristã dos santos e de Samhain fossem unidos. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.

Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. Em 2010, superou tanto o Dia dos Namorados e a Páscoa como a data em que mais se vende chocolates. Ao longo dos anos, foi “exportado” para outros países, entre eles o Brasil.
Por aqui, desde 2003, também se celebra neste mesma data o Dia do Saci, fruto de um projeto de lei que busca resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.

Atualmente, o festival tem diferentes finalidades: celebra os mortos ou a época de colheita e marca o fim do verão e o início do outono no hemisfério norte. Ao mesmo tempo, vem ganhando novas formas e dado a oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias de uma forma socialmente aceitável.

Ele permite subverter normais sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado negro do comportamento humano. Une religião, natureza, morte e romance. Talvez seja este o motivo de sua grande popularidade.

Eu penso no Halloween, como um costume… um hábito de um povo, e como professora tento respeitar a cultura… eu até quis entrar na brincadeira… e fiz uma mani especial para o Halloween!

Eu e as meninas do CORES DAS AMIGAS, combinamos de fazer uma mani especial para o Halloween, se vocês quiserem conferir a Nail Art, que as meninas fizeram é só visitar o IG @coresdasamigas para ver e curtir o que preparamos para vocês…

Eu estava com o esmalte Shazam da Whatcha Indie… preto holográfico maravilhoso, que faz parte da Coleção Holomagia:

Esmalte_Shazam_Whatcha-e1509471421169

Esmalte_Shazam_Whatcha_1-e1509471437760

Esmalte_Shazam_Whatcha_2-e1509471450949

Aí resolvi carimbar!!!
Escolhi uma estampa de caveirinhas da Super Placa F da Apipila Cosméticos, e usei o esmalte holográfico “Andromêda” da Kelly Negri para carimbar e ficou assim…

Halloween_Nails-e1509471481299

Halloween_Nails_1-e1509471495710

Halloween_Nails_2-e1509471507209

Os esmaltes da Whatcha Indie vocês encontram na loja oficial:

https://www.lojawhatcha.com.br/

Na Apipila Cosméticos, vocês encontram, além da Super Placa F vários outros modelos de placas e usando o cupom BLOGDAGIO ao finalizar suas compras ainda ganham um descontinho! Visitem a loja e confiram:

https://www.apipila.com.br/

E aí? O que vocês acharam? Gostaram?
Espero que sim…
Beijos… e até o próximo post!!!

Gio

Meu nome é Giorse, sou de Guarulhos /SP, professora de Inglês, casada. Sou apaixonada por esmaltes, e tudo relacionado a esse mundo colorido.

Recomendados para você
Deixe sua opinião sobre o post
  • Esse preto holográfico da whatcha é maravilhoso! Nunca usei um pretinho holo snifsss.
    Tá lindo carimbado Gio , adoro mani com esse tema !
    Beijão

    http://Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    • Obrigada Juh 😍
      Preto Holo eu tenho dois ☺️
      Esse e o “Magia” da Jade 🖤
      Eu amo esmalte holo!!!
      😘😘😘

  • Pathy Guarnieri

    Gio, esse preto é maravilhoso! De babar horrores! *____*
    Amei a carimbada, ficou linda!
    Eu adoro essa época e a história. Super bacana!

    Beijo!
    http://www.coresdovicio.com.br

    • Obrigada, Pathy… essa Coleção da Whatcha é de babar, né? São todos perfeitos!!!
      Beijão 😘

  • Samara

    Teacher, arrasou na história, até na etimologia da palavra hahahaha! 🙂
    E fora essa combo holográfica poderosa né?
    Adorei, Gio!
    Beijo

    coloresam.com

  • Eu adorei a ideia das suas unhas!
    Esse holo é demais de lindo gente!

    beijos

    • Muito obrigada!!! Holo é vida!!! Adoro esses esmaltes com efeitos!!!
      Beijos…

  • Pense numa combinação linda?!? É esta! Fiquei apaixonadíssima!!! Um Beijo grande, Gio!

    • Muito obrigada, Myl… vc é um arraso!!!
      Beijos!!!